Avaliações Ambientais – Cliente Grupo Tapajos

MEDIÇÕES QUANTITATIVAS DOS AGENTES DE RISCO

As Medições Quantitativas dos agentes ocupacionais são feitas com a utilização de equipamentos de medição específicos e devidamente calibrados, que servem para mensurar a exposição efetiva dos trabalhadores aos agentes físicos (ruído, calor, vibrações) e/ou químicos (poeiras, fumos metálicos, vapores) encontrados em um determinado ambiente de trabalho.

Também, tem a finalidade de embasar a escolha das medidas coletivas ou individuais de proteção necessárias para a devida neutralização ou minimização do agente de exposição e a manutenção dos equipamentos de proteção utilizados.

As avaliações quantitativas são fundamentais em muitos casos para a elaboração do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Laudo de Insalubridade e Periculosidade (LIP), Programa de Conservação Auditiva (PCA) e Programa de Proteção Respiratória (PPR).

São exemplos de avaliações quantitativas a dosimetria de ruído, avaliação de calor (IBUTG), avaliações ambientais de agentes químicos utilizando bomba de amostragem, entre outros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *